Congresso Juvep 2021 – release das mensagens

postado em: Congresso Juvep 2021, Notícias 2021 | 0

O Congresso Juvep 2021 ocorreu de 01 a 03 de abril, e contou com as participações de Hernandes Dias Lopes, Santareno Miranda, Ronaldo Lidório, Barbara Burns e Durvalina Bezerra. Todos nomes bem conhecidos da igreja evangélica brasileira.

O tema abordado foi Avivamento e Missões, e procurou refletir sobre a necessidade de avivamento, especialmente nesses dias tão difíceis e hostis ao Evangelho. A Igreja de Cristo é chamada ao avivamento, e deve buscá-lo intencionalmente. Quando a igreja experimenta um genuíno avivamento, ele vem acompanhado de despertamento e fervor missionário. Na história da igreja avivamento e missões andam juntos.

A programação contou com a mensagem de Hernandes Dias Lopes na noite de abertura. Em seu sermão baseado em 2 Crônicas 7:12-16, Hernandes expôs sobre o “Preço do Avivamento”. O rei Salomão numa forte intercessão apresenta a Deus as lutas da nação, e Deus lhe responde, e orienta. A partir daí Hernandes desenvolve três questões: Quem somos? O que precisamos fazer? E o que Deus nos promete? Sem dúvidas é uma excelente mensagem para quem quer viver um pleno avivamento!

No segundo dia do evento tivemos durante à tarde a realização do Painel Marcas e Causas do Avivamento com as missionárias Barbara Burns e Durvalina Bezerra, duas importantes referências para o movimento missionário brasileiro. Durvalina defendeu que sem oração é impossível avivamento, e em seguida apresentou vários resultados do avivamento. Já Barbara Burns sustentou que o Espírito Santo não está de quarentena, e abordou os resultados de avivamento em missões. Barbara finalizou chamando a atenção para a necessidade de avivamento hoje.

À noite, a segunda mensagem do congresso coube ao pastor angolano Santareno Miranda. Ele é um ex-combatente da guerra civil da Angola, e único sobrevivente em seu batalhão. Utilizando Atos 8.1-17, Santareno pregou sobre “Avivamento por meio do Sofrimento”. Ele compartilhou que a igreja em Atos estava em plena alegria, pregando o evangelho, mas de um momento para o outro, surge a perseguição. Santareno explicou que a história da igreja é marcada pelo sofrimento, e que Deus usa o sofrimento para produzir avivamento na igreja, e expansão do Evangelho. O sofrimento faz parte da missão!

No terceiro e último dia do congresso o painel da tarde tratou dos “Desafios Missionários do Nordeste”. Sérgio Ribeiro e mais três convidados da Missão Juvep, apresentaram juntos informações preciosas sobre a realidade dos ciganos, indígenas, quilombolas e sertanejos. As informações compartilhadas tinham o objetivo claro de desafiar a igreja para concluir a tarefa inacabada no Nordeste.

Por fim, na noite de encerramento, foi a vez do missionário Ronaldo Lidório ministrar a Palavra. A partir do texto de João 16:7-14, ele pregou sobre a “A Missão do Espírito Santo”. Ronaldo destacou três atribuições do Espírito Santo, converter o perdido, encorajar a igreja e glorificar a Cristo. Em seguida ele expôs três resultados de uma igreja cheia do Espírito Santo. Ela jamais se cala, mas o que ela fala é Cristo. Ela ama a Deus e ao próximo, e ela exalta a Cristo, não a si mesma. À medida que Deus aviva o seu povo, o Evangelho é espalhado, e pessoas, famílias, povos e nações são atraídos a Cristo Jesus.